Zotero

Coletar dados

Anexos

Os itens podem conter notas, arquivos e links anexados. Esses anexos aparecem no painel central da biblioteca, abaixo do título do item. A seta triangular do lado esquerdo do item indica a existência de anexos e controla a exibição da lista de arquivos.

Notas

Notas em formato rich text (RTF) podem ser anexadas a qualquer item por meio da guia "Notas" no painel à direita. As notas podem ser editadas no painel direito ou em uma janela independente. Clique no botão "Nova nota" na barra de ferramentas para criar uma anotação.

Arquivos

Qualquer tipo de arquivo pode ser anexado a um item. Anexe arquivos (1) com o botão "Adicionar anexo" (clipe de papel) na barra de ferramentas do Zotero, (2) clicando com o botão direito do mouse em um item existente ou (3) arrastando e soltando. Os arquivos não precisam ser anexados aos itens existentes. Eles podem simplesmente ser adicionados à sua biblioteca. Os arquivos também podem ser baixados automaticamente quando você importa itens usando o conector Zotero para o seu navegador específico (Chrome, Safari ou Firefox).

Links e Snapshots

Páginas da web podem ser anexadas a qualquer item como um link ou um instantâneo (snapshot). Um link simplesmente abre o site online. O Zotero também pode salvar um instantâneo de uma página da web. Um instantâneo é uma cópia armazenada localmente de uma página da web no mesmo estado em que estava quando foi salva. Instantâneos permanecem disponíveis sem que haja uma conexão com a internet.

Capturar itens

Com o conector Zotero para Chrome, Firefox ou Safari, é possível criar novos itens a partir de informações disponíveis na internet. O Zotero pode criar automaticamente um item do tipo apropriado e preencher os campos de metadados, baixar um PDF de texto completo, se disponível, e anexar links úteis ou arquivos de dados suplementares.

Capturas individuais ou múltiplas

O ícone do lado direito da barra de navegação pode indicar um livro, artigo, imagem ou outro item único: ao clicar nele, o item será adicionado à coleção atual selecionada no Zotero. Se o ícone de representar uma pasta, significa que a página da web em exibição apresenta vários itens. Clicar no ícone da pasta abrirá uma caixa de diálogo na qual os itens podem ser selecionados e salvos no Zotero.

Tradutores

O Zotero utiliza os chamados "tradutores" para reconhecer informações em páginas da web. Existem tradutores genéricos, que trabalham com muitos sites, e tradutores escritos para sites individuais. É o tradutor que permite que o Zotero reconheça o tipo do item e os dados que o identificam quando uma página é aberta no navegador.

Salvar uma página web

Se o conector Zotero não reconhecer dados na página, é possível clicar no botão "Salvar para Zotero" na barra de ferramentas do navegador para salvar a página como um item de "Página da Web" e com um instantâneo (snapshot) anexado. Embora sejam salvos os metadados básicos da página (título, URL, data de acesso), talvez seja necessário preencher manualmente os metadados adicionais da página. Também é possível salvar a página clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção "Salvar para Zotero".

Adicionar itens com um identificador

O Zotero pode adicionar itens automaticamente com o número do ISBN, Identificador Digital de Objeto (DOI) ou ID PubMed. O botão "Adicionar item segundo identificador" na barra de ferramentas do Zotero abre o campo para digitar o número de identificação. É possível colar ou inserir (pressione Shift + Enter para uma caixa maior) uma lista de identificadores de uma só vez.

Adicionar itens manualmente

Os itens podem ser adicionados manualmente clicando no botão verde "Novo item" na barra de ferramentas do Zotero e, em seguida, selecionando o tipo de item apropriado. Os metadados podem ser adicionados manualmente no painel direito. Além da versatilidade que a opção proporciona, constitui também um recurso importante para adicionar documentos primários.